Eva - A mãe de toda a Humanidade
Deus declarou que não era bom que o homem vivesse sozinho,portanto da costela de Adão foi feito a mulher sua esposa,e assim como Adão,Eva foi feita a imagem e semelhança de Deus.
Eva foi enganada pela serpente,colocando a sua vontade acima da ordem de Deus,e assim como consequência do pecado Deus disse que a mulher sofreria dor ao dar a luz a um filho,e foi expulsa do paraiso junto com Adão.Eva concebeu e teve dois filhos Caim e Abel e mais tarde a Sete,que foi o ancestral do Messias.
Como descendente de Eva,todas as mulheres carregam sua semelhança,portanto a voz da primeira mulher proclama um aviso vindo do passado a todas as mulheres para que sigam o caimnho da obediência,tendo também esperança,pois assim como Eva encontrou a justiça de Deus,também experimentou a sua graça.
Rm 5.18-19
" Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos."
Sara - Modelo de mulher perfeito para Deus
Modelo perfeito de Deus para a mulher casada.Sua vida é marcada por duas caracteristicas notáveis: Beleza e esterilidade.
Sara tinha beleza,brilho e criatividade,era desejada por muitos governantes,mas a qualidade que se destacou foi sua exclusiva e inequivoca devoção ao marido,Abraão.
Ela compartilhou desafios e sofrimentos,sonhos e bençãos,decisões acertadas e erradas,na juventude e na velhice,sendo uma mulher que amou ao seu marido de maneira incondicional e firme.
Ela é descrita como uma " mulher santa "porque confiou em seu marido apesar de ser determinada.SAra é a unica esposa mencionada entre os heróis da fé (Hb 11.11),sua experiência com a maternidade alterna sentimento como o ceticismo,vergonha,inveja e cruel recriminação com alegria e êxtase.
Mesmo Sara tendo pecado,Deus manteve sua promessa de que ela seria mãe (Gn 17.16).Sara exemplo de duas caracteristicas suprema da mulher devota: Submissão ao marido e compromisso ao cuidar da geração seguinte.
A esposa de Ló - Uma mulher desobediente
- Era uma mulher materialista e mundana,certamente falhou na educação esiritual da família,pois suas filhas se casaram com homens de Sodoma e praticaram incesto com o próprio pai (Gn 19.32-35).
- A esposa de Ló foi oferecida uma escolha:obedecer e viver ou desobedecer e morrer.
- Deus queria salvar a esposa de Ló,mas ao sair da cidade,ela se comportou como os israelitas no deserto que “no seu coração,voltaram para o Egito” At 7.39.
- A esposa de Ló personifica a classe da sabedoria:”porque,onde está o teu tesouro,ai estará otambém o teu coração” Mt 6.21.
- Ela não estava completamente disposta a desistir de seus velhos caminhos para seguir a Deus em obediência.Lc 17.31-33.
Agar - Rejeitada mas não abandonada
- Agar,uma serva egípcia foi adquirida por Sarai (Sara) e Abraão quando ,junto com Ló,se mudaram de Canaã para o Egito,e o relacionamento entre uma serva pessoal e a esposa do Patrão refletia honra,obediência e lealdade.
- Como sua dona era estéril,era perfeitamente legal que Agar servisse como mãe substituta,apesar da violação da Lei de Deus (Gn 2.24)
- Devido a gravidez de Agar tudo mudou no relacionamento entre Sara e Agar,sendo mandada embora,mas Deus revelou-se a Agar e a socorreu.
- O Legado de Agar é um comovente testemunho que Deus cuida das mulheres desfavorecidas e sem recursos.Ao longo de toda a sua vida Agar sofreu separação e preconceito como estrangeira,privação e abuso como serva,sofrimento e abandono como mãe solteira e desepero.
- Apesar de tudo,Agar atendeu a Deus encontrando refúgio e vida.
Lia a esposa desprezada
É descrita como tendo os olhos "fracos" o que podia ser uma alusão à uma deficiência na visão ou apenas uma falta de brilho no olhar.Lia era esposa de Jacó e mesmo que ela tenha aceitado participar da fraude,mas obviamente amava a Jacó e se devotou no casamento ,embora tenha sofrido por ter sido objeto da decepção e do desprexo do marido,assim como por ter sido cumplice de seu pai.
Lia teve a honra de ser a mãe do filho mais velho de Jacó,depois engravidou pela segunda vez,e na terceira gravidez ela exclamou: "desta vez,se unirá mais a mim meu marido",revelando uma intensa necessidade de ser amada,mas no nascimento do quarto filho "Judá",essa esposa desprezada aprendeu a confiar em Javé,e assim traçando uma linhagem messiânica,onde o mundo se alegra com Lia porque sua fidelidade foi recompensada,pois Jesus o Messias é descendente de seu filho Judá.
Embora não tivesse aparência atraente,não fosse amada nem desejada,chegando até mesmo a ser desprezada,Deus viu em Lia uma beleza interior que a capacitou a cumprir os planos dele.Ela não pode mudar Jacó,mas pode transformar-se e enxergar a mão de Deus em sua vida.
Diná - Uma vitima inocente
Era a única mulher entre os doze filhos de Jacó e quando seu pai finalmente se estabeleceu por um tempo próximo à cidade Siquém,ela decidiu sair para conhecer os arredores e esse passeio de reconhecimento terminou em um trágico estrupo pois ela não levou em conta o estilo de vida dos jovens de Siquém,estilo contrário aos da sua familia.
Foi humilhada e não só teria de conviver com o trauma do estrupo,como também teria poucas chances de um casamento feliz no futuro.O resultado do passeio de Diná pela cidade de Siquém foi absolutamente trágico:ela foi estrupada,todos os homens da cidade foram assassinados,mulheres e crianças foram escravizadas,desapareceram e o nome de Deus foi desonrado entre os idólatras.
Até mesmo as mais simples decisões devem ser tomadas com cuidado e com a orientação de Deus para que não venha a cair em uma situação destruidora.
Rebeca - Uma mulher de fé inconstante
Retratada como pura e bela,gentil e prestativa,trabalhadora,hospitaleira,bem como compreensiva e confiável,e foi escolhida como a futura noiva de Isaque,um parente rico,foi considerado uma verdadeira benção de Deus.
Ela se ofereceu para um serviço humilde,o qual lhe abriu as portar para um destino grandioso,preparado por Deus para sua vida através de simples tarefas cotidianas.Deus recompensou a fidelidade de Rebeca com um casamento monogâmico que teve inicio com romantismo e amor.
Rebeca era estéril mas através das orações de Isaque pela sua fertilidade,Deus os abençou com o nascimento de gêmeos Esaú e Jacó.
Mas Rebeca se enfraqueceu e começou de forma evidente a falta de reverência,respeito e submissão a seu marido devido ao favoritismo a seu filho Jacó,razendo rivalidade,engano e contenda para dentro de seu lar,sendo ela própria de péssimo exemplo para os filhos,e com isso pagou um alto preço,pois acabou vivendo seus ultimos dias separada do filho cuja presença desejava.
Rebeca quebrou o seu relacionamento com um marido que a amara com tanta devoção porque cedeu aos seus desejos próprios.
Raquel - Esposa amada
Seu nome significa " ovelha ",encontrou pastoreando a Jacó onde ocorreu amor a primeira vista e depois de algum tempo,onde Jacó trabalhando para Labão pai de Raquel,obteve a sua mão em casamento.Raquel era estéril e com isso aumenta o seu ciume em relação a Lia sua irmã que também era casada com Jacó devido á uma grande armadilha armada por Labão.
Por fim Raquel engravidou e deu á luz a José,que se tornou filho predileto de Jacó.Mas quando sairam da casa de seu pai Labão,Raquel levou os idolos nos aforjes carregados pelos camelos e sentou-se sobre eles,mas logo depois alegou a seu pai que fez isso por causa que estava mesntruada,e por isso posteriormente todo lugar onde se sentasse uma mulher menstruada seria descrito como imundo.
Eles retornaram para a terra de Jacó onde engravidou novamente,e ao chegar a Efrata (Belém),Raquel entrou em trabalho de parto e morreu durante o nascimento de Benjamim,sendo enterrada em Belém.Raquel,uma mulher amada por seu marido,deu ao mundo dois filhos notóricos,e apesar de suas falhas é reconhecida como uma honrada filha de Javé.